RELATÓRIO DA REUNIÃO DA ARTICULAÇÃO DAS PASTORAIS DAS FACULDADES CATÓLICAS

Filed under , by Pastoral on 07:02

0

Com um certo atraso a reunião iniciou por volta das 14:30 h, do dia 11 de dezembro, na FAFIRE, com um momento de oração iniciado por Wanderkarla, na capela da faculdade, tendo como tema “gerar Cristo em nós”; Pe. Josenildo, da pastoral da Arquidiocese, representando D. Fernando, concluiu o momento de oração dando o significado do natal numa universidade. Ir. Socorro Nogueira representou a Ir. Graça, diretora da faculdade, que não pôde comparecer. Como de praxe o grupo recebeu uma pequena lembrança (referência ao natal) e continuou a reunião numa sala da faculdade.

Participantes

Estavam presentes: Rodolfo – FASNE; Prof. Jorge – FASNE; Josefa - Edições Paulinas; Salathiel – FASNE; Fernanda – FAFIRE; Hellen – FAFIRE; Renato – Católica de Pernambuco; Valdenito - Profeta – FACHO; Pe.Antônio Mota – Católica de PERNAMBUCO; Paulo – FAFIRE; Milena – FAFIRE; Prof.Aerton – Faculdade Damas ; Pe. Josenildo da pastoral arquidiocesana; Prof.Luis Moura – FAFIRE; Rafaela – FAFIRE; Monique-FAFIRE; Wandekarla – FAFIRE; Carol – Católica de Pernambuco; Maria Clara – Católica de Pernambuco.
Quem não pôde vir enviou comunicado que foi lido pelo prof. Luiz Moura: o primeiro dos comunicados foi de Ir. Maria Eugênia Assessora Nacional da CNBB para a pastoral universitária e o segundo foi do prof. Giovanni representando os colegas da UNIPÊ da Paraíba justificando o não comparecimento. A Ir. Eugênia lembrava a data de um encontro de universitários em Belo Horizonte e Giovanni anexava propostas para os encontros regional e nacional.

ENCONTRO REGIONAL – 2010

Em 2010 acontecerá, nos diversos regionais, um encontro de pastoral. Seguem-se elencadas as propostas para nosso encontro:
DATA: 20,21 e 22 de agosto de 2010.
LOCAL: Colinas do campo – Vitória de S. Antão
Equipe responsável do encontro: Salatiel - FASNE; Bruno Vieira – Faculdade Damas; Wolney – Faculdade Damas; Hellen – FAFIRE; Rodolfo – FASNE; Carol – Católica de Pernambuco; Maria Clara – Católica de Pernambuco; um representante da FACHO e mais um da FAFIRE.
Algumas propostas:
1. Iniciar em fevereiro, as reuniões de preparação com essa equipe; 10 de fevereiro – quarta feira - de 17 às 19 h;
2. Sugestões de temas: deve ser levantado a partir de uma sondagem entre os jovens
3. Será importante oferecer uma carga horária de atividades complementares
4. Que seja um encontro de jovem para jovem; encontrar uma forma de atrair os jovens: novo conteúdo, nova roupagem e nova linguagem.



ENCONTRO NACIONAL

O encontro nacional já tem algumas linhas traçadas que foram organizadas pela equipe nacional (Coordenador nacional e coordenadores regionais), no dia 14 de outubro de 2009. Ficou sob a responsabilidade do regional do nordeste o local do encontro: entre os vários analisados, a articulação regional optou pelo Centro de Mariápolis de Igaraçu – do movimento Focolari.
Uma vez que o encontro se realizará no nordeste – Recife – o grupo da articulação regional espera que se privilegie palestrantes de nossa região; entre os já citados acrescentaram-se ainda: Pe. Sartori e Agenor Brighenti.

CALENDÁRIO

10 de fevereiro de 2010 – Católica de Pernambuco
17 às 19 h
Reunião com a equipe de preparação do encontro regional

26 de março de 2010 – FASNE
14h às 17h
Articulação regional de Pastoral das IES católicas – ANEC – NE

20,21 e 22 de agosto de 2010.
LOCAL: Colinas do campo – Vitória de S. Antão
Encontro regional de Pastoral das IES católicas – ANEC - NE

4, 5, 6 e 7 de setembro 2010 – Belo Horizonte – MG
Encontro de universitários Cristãos - CNBB

13 a 21 de julho de 2010 – Rio ou São Paulo – a ser definido
Curso de Pastoral universitária – ANEC – Nacional (PdU)

Julho de 2011 – Recife – PE
Encontro nacional de Pastoral Universitária – ANEC - Nacional

16 a 21 de agosto de 2011 -Madri – Espanha
Jornada mundial da juventude – CNBB (Setor de Pastoral universitária)


O tempo foi curto para dar conta da pauta; o coordenador agradeceu a presença de todos e, em seguida, uma confraternização natalina foi oferecida pela FAFIRE; nos bastidores anotações e correções de e-mail.

Monique Bénevent e Luiz Moura
Recife, 14 de dezembro de 009

Comments Posted (0)

Postar um comentário