Mensagem dos Universitários reunidos em Cascavel

Filed under , by Pastoral on 07:24

0


Carta aos universitários I
Queridos universitários, é com imensa alegria que nos dirigimos a vocês, que são motivo suficiente para nos tirar de nossas casas para passarmos um final de semana de reflexões a respeito do nosso papel nas universidades e consequentemente na sociedade. Este papel tem emergência de ser pensado, para que, ainda que lentamente, produza as mudanças esperadas.
Hoje é tempo de refletirmos sobre o caos ecológico no qual vivemos, repleto de práticas egoístas do homem. Diante disso nossa resposta não pode ser do tipo: “Eu não tenho nada a ver com isso”. É preciso pensar nesse assunto em uma proposição micro e macro. Micro quando pensarmos em nossas atitudes enquanto indivíduos: separar o lixo orgânico do reciclável, por exemplo, e macro quando nos referimos a uma política ecológica.
Esquivar-se destas discussões não fará o problema desaparecer e sim deixá-lo mais tempo sem solução. Pense nisso! O que você irá fazer?
É importantíssimo que nosso conhecimento seja colocado a serviço da comunidade, e não somente de nossos próprios interesses. Conciliar necessidade social e interesse próprio é fundamental para que nossas práticas profissionais promovam mudanças sociais. Aprendamos com Cristo que nos ensinou, com excelência que o Amor não busca seus próprios interesses e somente por isso é livre para agir.
Cada um de nós sendo cristãos, somos perpassados, habitados, melhor dizendo atingidos por Cristo, e isso, amados universitários, é nossa força e esperança.
Fé e razão são como duas asas que nos elevam para o céu. Nascemos para voar, mas antes devemos ter coragem de olhar para quem somos e deste lugar de cristãos alcançarmos o vôo rumo a uma civilização do amor, que é o reino de Deus já aqui na terra, ainda que primeiro ela deva acontecer em nossos corações.
Terminamos esta carta com a esperança de contarmos com o saber de cada um de vocês, que possuem em suas mãos a potencialidade de transformação.
Desejamos que suas escolhas sejam uma constante resposta de amor para o mundo, isto é Cristo encarnado em nós.

Carta aos Universitários II
Um mundo melhor só será possível quando eliminarmos da sociedade o espírito individualista que vigora na atualidade. Devemos pensar na sociedade como um todo, como um organismo que depende da harmonia das partes para obter seu perfeito funcionamento. Entendo assim que somos interdependentes uns dos outros e que a felicidade será alcançada quando todos entenderem que o amor é a única via para um mundo mais justo, humano e fraterno.

Carta aos Universitários III
Hoje o jovem se pergunta: ‘o que o mundo pode fazer por mim?’; mas isso se torna seu calvário, sua vida, cai em depressão quando nada alcança. Então proponho que se mude a pergunta para ‘o que eu posso fazer pelo mundo?’.
A resposta para isso deve ser construída através das experiências de vida, porém para adquirir estas experiências o jovem tem que deixar de ser mero coadjuvante, tem que ser o protagonista da sua vida, se abrir para as novidades, estudar muito, gozar de toda sua liberdade, direcionar suas ações para o bem comum. Depois de ter feito isto, a transcendência é inevitável.
Refletindo nesse primeiro congresso de universitários cristãos a necessidade de uma liderança jovem se tornou mais clara.
É óbvia a idéia de que o jovem é o adulto de amanhã, assim toda a visão de jovem é uma visão para o futuro. Isso precisa ser mudado, deve-se considerar o jovem como ser ativo para a sociedade de agora, suas opiniões tem que ser consideradas, pois apesar de menos experiência de vida, suas funções cognitivas são tão avançadas quanto a do adulto, e com a vantagem de estar inseridas num grupo social diferente, o que possibilita a visão do mundo como um todo.
A outra função que deve ser atribuída ao jovem é o de agente de transformação na fé, na espiritualidade. Para tentar amenizar a carência afetiva, o relativismo, o niilismo, o subjetivismo, o egoísmo, que é tão presente no mundo. Talvez a principal causa destes problemas seja o bitolamento pela razão, ou seja, o jovem, principalmente universitário se deixa alienar pelas soluções dadas pela ciência e se limitam a isso e quando percebe isso já estão perdidos em uma vida sem sentido e sem propósito. Mas apesar disto o ser humano é dotado de esperança, uma esperança que tem a capacidade de nos fazer acreditar em um mundo melhor, esperança esta que tenha que servir de combustível para o protagonismo juvenil avançar em direção ao seu objetivo com Deus como guia.
I Congresso Paranaense de Universitários Cristãos
Mariana, Suelen, Arthur, Fernando, Morgana, Mayza, Deivide e Lucas.

Carta aos Universitários IV
Caro Colega,
A vida universitária é muito boa, e é uma experiência única, por mais que você faça várias faculdades a experiência sempre será diferente.
Nós como universitários temos um poder que às vezes não acreditamos ser alcançado, e que podemos usar em prol de melhorias do nosso convívio diário.
Infelizmente muitos de nós acabamos por nos divertir de forma exagerada, apenas pensando em baladas, cervejadas e festas, e esquecemos que a vida universitária é muito mais que isso.
Como universitários temos que ser protagonistas em alguns problemas sociais e não apenas reclamar de coisas erradas que vemos.
Nós que tivemos a oportunidade de participar do I Congresso Paranaense de Universitários Cristãos, percebemos a importância do nosso papel como cidadão na sociedade, pois o que acontece depende tanto na nossa participação quanto da nossa missão.
A universidade não é apenas um ambiente de formação humana e social, onde não só adquirimos informação, mas também construímos conhecimento para transformarmos em ação concreta.
Assim convidamos você para acreditar nessa força e ampliar as possibilidades.
Esperamos você para o próximo encontro!
Karla Ribeiro, Fernanda Gulla, Natalia Fernanda, Diogo Gallise, Andressa, Fernanda Santos, Felipe, Carlos, Rafael Kenji

Carta aos Universitários V
Cascavel, 04 de outubro de 2009
Primeiro Congresso Paranaense de Universitários Cristãos
Querido amigo jovem, que busca encontrar a si mesmo e colocar seus dons a serviço. Vivemos um momento de extrema necessidade de resgatar virtudes essenciais de nosso viver:
- Tenha amigos para compartilhar suas dificuldades, anseios e conquistas. Isso mostra que você não está sozinho.
- Tenha tempo para si mesmo e se permita refletir sobre seus ideais, objetivos e quanto você contribui para fazer do mundo um lugar mais agradável de viver.
- Busque liberdade. Livre-se de preconceitos e procure atingir teus objetivos enquanto pessoa e espírito.
Enfim, cabe a você ser sensível à realidade na qual você se encontra, buscando mudanças. Seja um protagonista na história.
Lembre-se, você não está sozinho. Existem outros jovens que assim como você estão preocupados em fazer do mundo uma nova realidade.
Que a Boa Mãe e São Marcelino Champagnat o acompanhem em sua caminhada.
PJM PUCPR Curitiba

Carta aos Universitários VI
Fala-se de crise de valores, vergonha da política, descaso com o meio ambiente, entre tantas outras coisas. Todavia, o que temos feito?
Não fazemos a diferença sentados, acomodados no nosso cantinho. Podemos fazer alguma coisa e por menor que pareça, é melhor agir em prol de um objetivo, do que reclamar eternamente do que tem sido feito por outros. Você pode ser ator não só da sua história! Você pode fazer a diferença no seu contexto. Ser protagonista é ter atitude, contribuir com os seus talentos visando uma melhoria comum. É ajudar a construir um mundo diferente do que se vê. É colocar o seu tijolo, por mais frágil que ele possa parecer inicialmente e torná-lo forte no encontro com os outros. É mais do que fazer algo para o mundo, é mostrar para si mesmo que é possível ser mais do que se imagina.
Venha fazer parte dessa causa e descubra que você não está sozinho!

Carta aos Universitários VII
O que você está fazendo como protagonista na história da sua vida?
Que ações você deixará eternizadas como exemplo de vivência?
A caminhada começa na tomada de consciência, apropria-se de quem você é e de suas ações, transforma informação em conhecimento.
Durante o caminho encontre uma função social para teu conhecimento adquirido. Encha tua razão de paixão e transforme tua práxis em solidariedade. Se, por acaso, sentir falta de algo, busque o alto ao lado e dentro de si próprio.
O Hoje é o primeiro dia de sua vida.
Seja seu próprio herói!
Carla Adriane Royer, Arthur Taffarel, Juliana Neitzke, Rafael Gamarro Fonseca, Vanessa Carvalho, Mariana Potrich, Elisandra S. Antoniacomi.

Carta aos Universitários VIII
Cascavel –PR, 04 de outubro de 2009
Estimados jovens e evangelizadores do Brasil,
“Vós sois as sentinelas da manhã” (João Paulo II)
Estivemos reunidos de 03 a 04 de outubro, na cidade de Cascavel –PR, para o I Congresso Paranaense de Universitários Cristãos, onde discutimos o Protagonismo do Jovem Universitário Cristão na Sociedade Atual.
Das diversas reflexões levantadas gostaríamos de compartilhar alguns pontos de grande relevância, desejando que possam servir de subsídio para repensarmos nossas práticas.
O ponto de partida foi a constatação da situação atual da juventude diante de nossas realidades – há um clima de apatia diante das transformações sociais que são urgentes.
Cada tema abordado nos serviu de pista para reflexões:
1 – “Juventude, ética e ecologia” – Os problemas sociais, frutos de nossa história política e economia, nos impele a não pensar, e assim, nossa reflexão não se transforma em ação. É necessário à humanidade restaurar o equilíbrio de suas relações com o mundo, visando nosso saber com responsabilidade.
2 – “Juventude e participação social” – Importância da juventude se apropriar dos espaços de participação popular tais como Conselhos de Direitos, Conferências, Grupos de Discussão, entre outros.
3 – “Protagonismo, Participação e Cidadania” – Podemos ver na prática a questão do protagonismo através dos testemunhos dados, o que reforçou a idéia de que é possível sairmos da reflexão de caminharmos para ações concretas.
4 – “Espiritualidade e transformação social” – Existe um caminho quando trabalhamos nas transformações sociais pela via da espiritualidade, é preciso primeiro ser humano, depois cristão, viver a espiritualidade de uma maneira universal e daí compartilhar essas experiências num âmbito missionário é uma consequência!
Diante de tudo isso, que permaneça em nós a certeza que as realidades do mundo não mais pedem, ELAS GRITAM por transformações efetivas, o que é conseqüência de um encontro profundo com Cristo, que caracteriza o ser cristão.
Avante!

Carta aos Universitários IX
Assessores Reunidos no Congresso de Universitários Cristãos
Nós, participantes do I Congresso Paranaense de Universitários Cristãos, nos sentimos felizes em perceber o protagonismo dos jovens universitários que estão encarando, dentro da Universidade, esse novo jeito de ser cristão engajado nessa sociedade.
Conforme o Documento de Aparecida que reporta aos Pastores, somos os primeiros responsáveis da Pastoral Universitária, sentimos a necessidade de incentivar duro, diáconos e agentes de pastoral a serem atuantes nesse mundo de cultura. Sentimos falta de incentivo e apoio na participação dessas instâncias onde se discutem pastoral universitária.
Aos assessores da Pastoral Universitária em instituições diocesanas, confecionais, públicas e outras, parabenizamos vocês pelo esforço de mobilização de renovar a identidade cristã frente os desafios da demanda do mundo universitário.
Existe um crescimento e estruturação da Pastoral Universitária em nível local, regional e nacional, precisando estabelecer uma rede e renovar forças para que ela atinja toda a família universitária.
Temos necessidade de formação, intercambio e troca de experiência para nos sentirmos cada vez mais participantes de uma igreja atuante, formando novos discípulos, mensageiros de Jesus Cristo.
Levamos desse I Congresso Paranaense a certeza de que a universidade está passando por uma construção de um novo paradigma ético-social no qual a Pastoral Universitária vem assumindo um papel relevante a formação do mundo acadêmico, por isso cabe a cada um de nós, protagonistas dessa história, sermos verdadeiros partícipes, multiplicadores da mensagem da boa nova cristã, buscando perseverar e evangelizar sendo testemunhas, sal, fermente e luz.
Pastoral Universitária Cascavel, Irmã, Diácono, Padre, Assessores Maringá, Londrina, Toledo da PUCPR, Assessores PUCRS, Chileno.

Comments Posted (0)

Postar um comentário