Pastoral da Universidade

Filed under , by Pastoral on 08:50

1


AÇÃO EVANGELIZADORA NA E DA UNIVERSIDADE:
Universidade discípula e missionária.

Uma universidade para ser discípula e missionária não pode estar indiferente aos aspectos atuais da humanidade, aos sinais dos tempos. Em Jesus encarnado tem-se a revelação da plena atividade missionária. Ler e inserir-se no contexto dos sujeitos para conhecê-los em suas potencialidades e fraquezas se faz essencial para que a missão seja fecunda visto que sem sintonia social, não há processos de conhecer e investigar que estejam a serviço da comunidade humana.
Sem a premissa da sintonia social a universidade se exime de denunciar as fraquezas de seu tempo e de profetizar uma Boa Nova sensível à realidade e com potencial para transformá-la. O Documento de Aparecida convoca a passar de uma pastoral de conservação para uma pastoral missionária, a passar de uma fé de tradição a uma fé de convicção.
A universidade torna-se lugar privilegiado para a ação da Igreja, pois é nela que se consolidam as identidades profissionais e pessoais de muitos jovens líderes da sociedade. Liderança ética com competência profissional é primordial para a formação integral a que se dedicam as universidades. Em uma sociedade que se demonstra “liquida” é inquietante pensar em solidez ética para as gerações, frutos de uma realidade onde as relações são de uso instantâneo, e, por conseguinte fluidas.
O desafio que se impõe a Pastoral no meio universitário é reconhecer os diferentes sujeitos da ação pastoral e inculturar o Evangelho para que fale do lugar das pessoas, acompanhando-as e por vezes fazendo a mudança das estruturas para responder às dores daqueles sujeitos históricos que adentram a comunidade educativa, isso requer uma nova e profunda espiritualidade.
Uma pastoral sacramental é muito reducionista para ser uma pastoral da universidade. É fundante reconhecer e desencadear conexões com os novos areópagos da contemporaneidade, o mundo das comunicações, o mundo digital, o desenvolvimento dos povos, a ecologia, a cultura e a experimentação científica, a formação de pensadores e líderes cristãos.


Ir. Adriano Brollo

Coordenador Nacional da PdU

Comments Posted (1)

Oi me chamo Pe. Ivanor e pertenço a diocese de Joinville, onde foi criada uma paróquia universitária e a mim coube a missão de dar inicio a este trabalho. Então como faço para receber vossas notícias, programação de encontros, caminhar em conjunto e tomar conhecimento de vossa agenda? Fico no aguardo. Pe. Ivanor

Postar um comentário