Reunião Coordenação Nacional Pastoral da Universidade - ANEC

Filed under , , , by Pastoral on 14:44

0

Aos 10 dias do mês de abril de dois mil e dez, com início às 9 horas , na Sede da ANEC/Brasília - DF, realizou-se uma reunião dos Coordenadores Nacional e Regionais da Pastoral da Universidade, com o objetivo de definir diretrizes para as ações do ano de dois mil e dez.

A reunião foi presidida pelo Coordenador Nacional Ir. Adriano Brollo, tendo como secretária Francine Junqueira, coordenadora da Câmara de Ensino Superior. Contou com a participação dos coordenadores regionais da PdU: Ir. Maria Eugênia Lloris – CNBB, Luiz Gomes Moura – FAFIRE, Pe. Helenes Lima – FACTO, Ir. Valdicer Fachi – PUCRS, Harlei Noro – ANECRS, Pe. Claudio Scherer – UNISANTOS.

Carta encaminhada por D. Eduardo Benes
Queridos(as) Coordenadores(as) da PdU

“É necessária uma pastoral universitária que acompanhe a vida e o caminhar de todos os membros da comunidade universitária, promovendo um encontro pessoal e comprometido com Jesus Cristo e múltiplas iniciativas solidárias e missionárias. Também se deve procurar uma presença próxima e dialogante com membros de outras universidades públicas e centros de estudo”. (DA 343)

Minha cordial saudação a todos vocês reunidos para orar e pensar a evangelização em nossas universidades, centros de ensino superior e demais escolas católicas. Sou testemunha dos esforços realizados por vocês no sentido de fazer de nossos centros de ensino verdadeiras comunidades educativas, empenhadas na transmissão do saber e na formação de cidadãos à luz do evangelho. O texto que encima esta mensagem nos convida a renovar nossa convicção de que só em Cristo ganha sentido nossa existência e o empenho em construir uma história onde a dignidade da pessoa seja de fato reconhecida. O trabalho de articulação de vocês é de suma importância e haverá de oferecer subsídios para a evangelização do meio universitário também nas universidades estatais e em outras particulares. Peço especial apoio de vocês para o Encontro Nacional de Universitários que o “Setor Universidades” da CNBB estará realizando em Belo Horizonte de 09 a 12 de outubro deste ano. Com certeza são os estudantes mesmos os primeiros evangelizadores do meio universitário. Queremos incentivar todos os grupos de universitários que já se reúnem para a oração e para a reflexão em torno das questões vividas no meio e agem no sentido de fazer o evangelho presente. A hora é de somar esforços e encontrar meios de organizar os universitários católicos dentro das orientações do documento de Aparecida. O “Setor Universidades”, agradece o empenho de vocês e o apoio que nos tem dado em nosso esforço de animar a missão no meio universitário. Que a luz do Ressuscitado ilumine nossa caminhada!
Arcebispo de Sorocaba.
Responsável pelo Setor Universidades da CNBB.
Brasília, 10 de abril de 2010.

II CONGRESSO PARANAENSE DE UNIVERSITÁRIOS CRISTÃOS

Filed under , , , , , by Pastoral on 13:15

0

O II Congresso Paranaense de Universitários cristãos tem como objetivo oferecer ao jovem acadêmico cristão a possibilidade de se encontrar, partilhar experiências concernentes ao âmbito universitário e debater/refletir sobre temáticas de relevância sócio-político-econômica.

Tema: Em foco: Engajamento social, política e economia
Data: 05, 06 e 07 de novembro
Local: Londrina – PR
Participantes: Universitários
Em breve estaremos disponibilizando maiores informações.
Ir. Alvanei Finamor
Coordenador da Pastoral da Universidade
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
http://www.pastoralmarista.org.br/
pastoral.ctba@pucpr.br

ENCONTRO DO REGIONAL CENTRO-OESTE

Filed under , , , , , by Pastoral on 08:17

0

Estamos construíndo nosso encontro regional que acontecerá em setembro dos dias 13 à 16 lembrando que 13 é a chegada e 16 o término. Contamos com a colaboração de todos na construção deste encontro. Encaminhe suas criticas e sugestões.

Uma IES católica tem como marca de sua dinâmica, a comum união por meio do espírito comunitário. Nela reúnem-se pessoas com propósitos e idéias comuns: a busca de gerar conhecimento com o objetivo de contribuir, efetivamente com a formação das pessoas e construção da sociedade a partir da geração e acessibilidade social do saber, de maneira ética e moral

A IES Católica é um encontro de pessoas na solidariedade cujas relações são, efetivas e afetivas. Na comunidade não há lugar para a desvalorização, desrespeito às pessoas e a competição injusta. A convivência na paz é seu grande valor. Assim sendo, docentes, discentes, gestores, pessoal técnico-adiministrativo e de apoio, convivem de forma saudável, no diálogo, na participação e no fazer coletivo. A busca de carreira não se realizará a qualquer custo. A dignidade do ser precede qualquer interesse pessoal. Os professores buscam sempre melhorar as próprias competências e enquadrar os conteúdos, objetivos, métodos e os resultados na ótica do serviço e do bem comum. Os acadêmicos procuram associar seu desenvolvimento humano e profissional com vistas ao exercício da cidadania solidária e cooperativa e da promoção da transformação da sociedade, no sentido de torná-la mais eqüitativa e cuidadora do planeta. Os dirigentes e o pessoal técnico administrativo movido pela responsabilidade de promover o desenvolvimento e sustentabilidade constante da IES e, de modo especial, dos integrantes da comunidade, não se pautando pelo exercício do poder, mas pelo espírito de serviço.

OBJETIVO GERAL
Conhecer e aprofundar o perfil do jovem universitário para promover uma maior interação entre a Pastoral e o acadêmico a fim de definir posturas sociais, políticas e de valores objetivando levar o acadêmico/profissional a contribuir e transformar o ambiente de atuação profissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender as necessidades e anseios dos jovens universitários;
• Maior objetividade da ação pastoral dentro das Instituições;
• Troca de experiências entre as instituições;

METODOLOGIA
• Envolvam no encontro, acadêmicos de idades, gênero, períodos e classes sociais diferentes.
• O encontro não terá palestrantes, mas uma pessoa que saiba conduzir de forma que facilite a descobrir o perfil do universitário;

Pe. HELENES OLIVEIRA DE LIMA - CSS
Coordenador de Pastoral
Faculdade Católica do Tocantins
(63) 3221-2110/9264-5577