Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos

Filed under , by Pastoral on 08:21

0

Conectando a vida, a realidade, os contextos das juventudes do Brasil faremos dos muitos "brazis" um Brasil... mais digno e humano para os jovens. Uma paixão que arde no peito de muitos evangelizadores e evangelizadoras por opção; a juventude, será o foco central do encontro. Conectemo-nos com essa idéia. Façamos a diferença!!! O sonho, a utopia nos move...nos desacomoda e nos faz deslocar-nos até BH para assim evidenciar a cara do jovem Cristão, seus valores, suas causas e seus desafios.


Roma, 7 de setembro de 2010.

Caros jovens,
Saúdo-vos com afeto neste Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos. Viestes de vários lugares do Brasil, trazendo convosco as vossas riquezas pessoais e culturais. A partir de Roma, dirijo-vos uma palavra de exortação e de coragem para alimentardes a vossa esperança cristã e confiardes no futuro.

Um encontro significa sempre que ninguém se destina ao isolamento e à solidão, mas que somos vocacionados uns para os outros. Feitos à semelhança de Deus, plasmados pelo Espírito de Amor e seguindo os passos do seu Filho Jesus, aprendemos que o outro é a nossa terra prometida, o lugar do encontro permanente com Deus.

Sois vós os jovens, juntamente com toda a comunidade acadêmica, que deveis reivindicar com sabedoria a dimensão profunda do homem e do mundo. Através do empenho responsável dos vossos talentos, da seriedade dos estudos e da criatividade generosa nas diversas atividades, sois uma força viva de transformação cultura, social e econômica. Existem tantas belas potencialidades a descobrir, a desenvolver, a aperfeiçoar. A vossa dedicação e solidariedade, dentro da universidade, são testemunho cristão para todos e um enriquecimento para toda a sociedade.

Continuai, portanto, a olhar para o futuro com esperança, confiantes que podeis construir um mundo melhor, nas sendas da civilização do amor. Os problemas de emprego, de promoção da dignidade humana e da paz, entre tantos outros, encontram solução na atitude evangélica de “fazer-se próximo” de todos. Já o Concílio Vaticano II confiava aos jovens: “alargai o coração às dimensões do mundo”. Sede construtores da vitória do Amor sobre o egoísmo, da Vida sobre a morte, da Comunhão sobre a solidão. Termino tomando as ternas palavras de João Paulo II: caros jovens, amai! Amais a verdade, amai a liberdade e amai o amor.
Cordialmente,
Zenon Card. Grocholewski,
PrefeitoCongregação para Educação Católica


Comments Posted (0)

Postar um comentário