I Congresso Gaúcho de Universitários Cristãos

Filed under , , by Pastoral on 11:17

0

Com representantes da UNIFRA (Santa Maria), FABE (Marau), UNILASALLE (Canoas), URCAMP e UNIPAMPA (Bagé), FAE – SEVIGNÉ, UFRGS, FACULDADE DOM BOSCO, FAPA e PUCRS (Porto Alegre) e UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (São Paulo) realizou-se nos dias 15 e 16 de maio, em Porto Alegre, o I Congresso Gaúcho de Universitários Cristãos, promovido pelo Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS, com o apoio da ANEC-RS. Contou-se com a participação da Ir. Maria Eugênia Lloris Aguardo, Assessora do Setor Universidades da CNBB,e Ir. Adriano Brollo, Coordenador Nacional da Pastoral da Universidade pela ANEC.

O Congresso fomentou a reflexão sobre o protagonismo do jovem universitário cristão na sociedade atual como agente evangelizador e transformador. Os Universitários puderam refletir sobre sua realidade e identidade cristã a fim de assumirem compromissos relativos ao protagonismo.

Com metodologia participativa, o Congresso abordou os temas Juventude, Ética e Ecologia; Juventude e Participação Social; Espiritualidade e Transformação Social; Protagonismo, Participação e Cidadania e, por meio de trabalhos em grupo, abordou-se a construção de possibilidades de atuação a partir dos temas.

Percebeu-se que, na Universidade, encontramos um ambiente plural e propício para a formação pessoal e profissional. Porém, a sociedade contemporânea, marcada pelo capitalismo, individualismo e a exclusão, nos desafia como universitários cristãos e comprometidos. Eis alguns dos desafios emanados do Congresso:

- Criar espaços de articulação entre as Universidades por meio da Rede de Pastoral Universitária, onde se possa partilhar, trocar experiências e construir projetos comuns, como alternativa de contraposição ao modelo atual de sociedade;

- Buscar novas formas para a vivência e ação evangelizadora no meio universitário e na sociedade em geral, como universitários cristãos. Ser agentes multiplicadores no meio em que se vive. Para isso, faz-se necessária a articulação e novas linguagens pelo uso das novas tecnologias;

- Maior consciência de envolver-se em espaços públicos e da responsabilidade ecológica de cada Universitário. Para isso, necessita-se de uma espiritualidade forte e encarnada, fruto da descoberta e opção por Jesus Cristo.

- Crescer na consciência crítica e abertura ao novo. Superar o individualismo em vista do coletivo. Que o conhecimento adquirido na Universidade possa estar a serviço da construção do bem comum. Que a fé possa iluminar a vida e estar em constante diálogo com a razão

Com a realização do Congresso, abriu-se a possibilidade de continuar a reflexão articulada entre Universitários Cristãos. Ficou definido que o Congresso terá periodicidade anual, sendo que o de 2011 será organizado pela UNILASALLE, de Canoas.

A todos que participaram, o nosso especial agradecimento e a convicção de que vale a pena apostar no jovem como protagonista de uma nova sociedade e construtor de uma Igreja viva e comprometida. Multipliquemos essa experiência, demos mais espaço, voz e vez ao universitário cristão como agente de transformação.
Ir. Valdícer Fachi
Diretor do Centro de Pastoral e Solidariedade
Coordenador da região sul da Pastoral Universitária pela ANEC

Comments Posted (0)

Postar um comentário