A pastoral na universidade e a partir dela

Filed under , by Pastoral on 12:23

0

A universidade, para ser simultaneamente discípula e missionária, não pode estar indiferente aos aspectos atuais do homem, aos sinais dos tempos, dado que a circunstância espaciotemporal comporta o sim e o não, o bem e o mal, as maravilhas e os desajustes. Em Jesus encarnado tem-se a revelação da plena atividade missionária. Ler e inserir-se no contexto dos sujeitos, para bem conhecê-los em sua potencialidade e fraqueza, constitui ponto essencial da missão fecunda, visto que, sem sintonia e sinergia social, não há processos de bem conhecer e de bem investigar para que se esteja a serviço da comunidade humana.

Sem a premissa da sintonia social, a universidade se exime de denunciar as fraquezas de seu tempo e de profetizar uma Boa Nova sensível à realidade e com potencial para transformá-la. O Documento de Aparecida convoca a passar da pastoral conservacionista para a pastoral missionária, isto é, a passar da fé de tradição para a fé de convicção.

A universidade torna-se lugar privilegiado da ação da Igreja, pois nela se consolidam as identidades profissionais e pessoais de muitos jovens líderes da sociedade. Liderança ética de competência profissional é exigência que lastreia a formação inteiriça a que se dedica a universidade. Na sociedade que se demonstra liquida é inquietante pensar em solidez ética para as gerações, em face de uma realidade cujas relações são de uso instantâneo e, conseguintemente, fluidas.

O desafio inelutável da Pastoral no meio universitário é reconhecer os diferentes sujeitos da ação pastoral e inculturar o Evangelho para que fale do lugar das pessoas, acompanhando-as e, por vezes, fazendo a mudança das estruturas para responder às dores daqueles sujeitos históricos que entram na comunidade educativa. Certamente isso requer nova e profunda espiritualidade. “É necessária uma pastoral que acompanhe a vida e o caminhar de todos os membros da comunidade universitária.”

A pastoral sacramental é muito reducionista para ser uma pastoral da universidade. Cumpre ativar o realismo, desencadeando conexões com os novos areópagos contemporâneos: mundo das comunicações, mundo digital, desenvolvimento dos povos, ecologia, cultura e experimentação científica e, mais que tudo, formação de pensadores e líderes cristãos.

A missão da Pastoral da Universidade articula e promove a mensagem do Evangelho e dos seus valores no seio das Instituições de Ensino Superior, em sintonia com a Igreja, respondendo aos desafios da sociedade, tendo como eixo balizador o diálogo interagente de ciência, cultura e fé.

A pastoral na Universidade e a partir dela deve enfatizar:

• Que toda a ação da Universidade é pastoral traduzida por suas posturas éticas e pela estética de suas práticas.

• A pastoral como lugar da memória da identidade e missão primordial da universidade católica.

• Vínculo íntimo com o mundo da intelectualidade.

• A personalização criteriosa do saber, sempre a serviço do bem comum.

• A proximidade com seus sujeitos nos seus contextos.

• Promoção do diálogo entre as gerações e entre os diversos saberes e expertises.

• Mobilização em vista das grandes causas no empenho da busca da verdade.

• O cuidado com o amadurecimento humano na fé.

• A militância sociopolítica e eclesial.

• Integração com a Igreja e com a sociedade, sendo memória profética e promotora de um novo humanismo.
Ir. Adriano Brollo
Coordenador Nacional da PdU

Comments Posted (0)

Postar um comentário