Formação de Professores na PUCPR

Filed under , by Pastoral on 17:39

0

A Pro-Reitoria Comunitaria e com a Diretoria de Pastoral e Identidade Institucional promoveram nos dias 8 e 9 de abril mais um PUC Identidade com a participação dos professores das disciplinas do Eixo Humanístico.

Esse projeto é uma iniciativa voltada para a qualificação permanente dos dirigentes, professores e funcionários da Universidade, na linha da promoção de uma maior identificação e comprometimento das pessoas com a instituição e sua missão. “É grandiosa a oportunidade que temos de construir pontes entre a ciência, a cultura e a fé, alinhando nossos valores e princípios cristãos à proposta de formação integral dos nossos educandos”, ressalta o Ir. Alvanei Finamor, Diretor de Pastoral da PUC.

Nesse espaço, particular atenção foi destinada às disciplinas que hoje compõem o Eixo Humanístico: Processos do Conhecer, Filosofia, Ética e Cultura da Religião, disciplinas essas que conduzem a uma “pedagogia integral, envolvida e comprometida com a formação humanística”, conforme ressalta o Reitor da PUCPR, Ir. Clemente Ivo Juliatto, que complementou: “... nossos estudantes devem ter condições de compreender as dimensões éticas de sua atuação profissional (...) e devem ser ajudados a perceber que a ciência e a técnica não são um fim em si mesmas”.

Ainda nas palavras do Reitor, “precisamos ser referência em Educação, Teologia e Filosofia e, logicamente, em todas as outras áreas, buscando uma de nossas metas que é tornar-nos uma Universidade de Classe Mundial, (...) o importante é termos consciência do que queremos: hoje somos a maior instituição no Estado do Paraná, mas isso não basta, precisamos ser a melhor!”.

Na ocasião o Vice-Reitor, Prof. Paulo Otávio Mussi Augusto apresentou a nova estruturação do Eixo Humanístico, “concebida para nossa universidade numa visão de excelência e com um jeito próprio – nossa marca é justamente a preocupação com a formação integral”, enfatizando também que “se essas disciplinas são realmente importantes – o coração de nossa Universidade – é necessário que os professores do Eixo recebam uma formação consistente e diferenciada, pois é um grande desafio formar através dos valores – daí a importância de que os professores sejam principalmente educadores (...) a excelência é sempre uma busca”.

Apresentado oficialmente como o Coordenador do Eixo Humanístico, o Prof. Silvestre Grzibowski esclareceu que “essa nova estrutura deve ser aprimorada num trabalho de construção coletiva destacando a importância de discutir os problemas e oferecer pistas e direcionamentos para o Eixo Humanístico dentro da missão da Instituição”. Nessa concepção de construção coletiva tem papel de destaque os Coordenadores dos cursos de Filosofia e de Teologia, Profs. Jelson Roberto de Oliveira e Cesar Augusto Kuzma, respectivamente, que apresentaram as demandas e desafios das disciplinas do Eixo Humanístico num contexto de contemporaneidade. Os professores do Eixo refletiram sobre as possibilidades de dinamizar e qualificar a formação dos nossos estudantes nessas disciplinas tão essencialmente relacionadas com a missão da PUC. Acolhidas as diversas propostas e pensamentos dos nossos professores, o Prof. Ricardo Tescarolo, Pró-Reitor Comunitário, destacou que “o que nos diferencia não é apenas o que a gente faz, mas como e porque a gente faz”, colocando aos professores que “estaremos retomando as colocações de todos e vendo as possibilidades e necessidades de curto, médio e longo prazo”.

Finalizando o encontro o Ir. Adriano Brollo, Conselheiro da Província Marista Brasil Centro Sul,  conclamou professores e comunidade acadêmica a contribuírem com a missão. Nesse sentido, alegou que “não temos verdades prontas, não temos métodos consolidados de como o Eixo Humanístico deve ser; todos devem se colocar a caminho, como sugere o nosso Superior Geral (Ir. Emili Turu), em busca de uma nova terra; (...) esse é o espírito que gostaríamos que reinasse: estar a caminho!”.
fonte: Site PUCPR