Pesquisa Juventude

Filed under , by Pastoral on 11:28

0

ASPECTOS CULTURAIS E CRENÇAS DA JUVENTUDE NO BRASIL

Você está sendo convidado a participar da Pesquisa Aspectos Culturais e Crenças da Juventude no Brasil.
No link abaixo, você terá acesso a um questionário especialmente elaborado para obter seu importante posicionamento a respeito de temas relacionados a aspectos culturais e crenças na atualidade.

Sua contribuição nos ajudará a avaliar e qualificar a ação junto aos jovens e a promover projetos de estudos e publicações sobre a temática.
O anonimato e a confidencialidade da pesquisa serão plenamente garantidos.

Contamos com a sua especial colaboração.
Ir. Adriano Brollo
Coordenador Nacional da Pastoral da Universidade pela ANEC


A finalidade principal deste levantamento de dados consiste em dispor um conjunto de dados sobre aspectos culturais e de crenças da juventude do Brasil, com análises possíveis, úteis para o aperfeiçoamento, direto ou indireto, de iniciativas junto as juventudes.


 

Repassamos aqui algumas orientações importantes para a aplicação da pesquisa:


 

1. A aplicação da pesquisa é por livre adesão.

2. Por questões técnicas, a aplicação da pesquisa deverá respeitar os seguintes critérios:

a. Público/Universo e amostra: Jovens a partir de 16 anos, de ambos os sexos.

b. A Abordagem: Aplicação de questionário estruturado, disponibilizado online, por meio de link.

c. Os dados coletados serão arquivados automaticamente na plataforma Qualtrics.

d. Os resultados da pesquisa serão disponibilizados neste blog e encaminhados a todos aqueles que tiverem interesse.

e. A pesquisa esta sendo organizada pelo Coordenador Nacional de Pastoral da ANEC. Quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários podem ser obtidos: irbrollo@marista.org.br ou (41) 3271-6400.

f. As despesas referentes à pesquisa estão sendo custeadas pelo Setor de Pastoral da PMBCS.

3. O período de aplicação da pesquisa: inicio em 6 de junho e se estenderá até 26 de novembro de 2010. Após esse período realizar-se-á a compilação e análise dos resultados, contando com o suporte técnico do Prof. Paulo Nogas (Professor de Estatística e Análise de Dados da Escola de Negócios da PUCPR).

Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos

Filed under , by Pastoral on 08:21

0

Conectando a vida, a realidade, os contextos das juventudes do Brasil faremos dos muitos "brazis" um Brasil... mais digno e humano para os jovens. Uma paixão que arde no peito de muitos evangelizadores e evangelizadoras por opção; a juventude, será o foco central do encontro. Conectemo-nos com essa idéia. Façamos a diferença!!! O sonho, a utopia nos move...nos desacomoda e nos faz deslocar-nos até BH para assim evidenciar a cara do jovem Cristão, seus valores, suas causas e seus desafios.


Roma, 7 de setembro de 2010.

Caros jovens,
Saúdo-vos com afeto neste Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos. Viestes de vários lugares do Brasil, trazendo convosco as vossas riquezas pessoais e culturais. A partir de Roma, dirijo-vos uma palavra de exortação e de coragem para alimentardes a vossa esperança cristã e confiardes no futuro.

Um encontro significa sempre que ninguém se destina ao isolamento e à solidão, mas que somos vocacionados uns para os outros. Feitos à semelhança de Deus, plasmados pelo Espírito de Amor e seguindo os passos do seu Filho Jesus, aprendemos que o outro é a nossa terra prometida, o lugar do encontro permanente com Deus.

Sois vós os jovens, juntamente com toda a comunidade acadêmica, que deveis reivindicar com sabedoria a dimensão profunda do homem e do mundo. Através do empenho responsável dos vossos talentos, da seriedade dos estudos e da criatividade generosa nas diversas atividades, sois uma força viva de transformação cultura, social e econômica. Existem tantas belas potencialidades a descobrir, a desenvolver, a aperfeiçoar. A vossa dedicação e solidariedade, dentro da universidade, são testemunho cristão para todos e um enriquecimento para toda a sociedade.

Continuai, portanto, a olhar para o futuro com esperança, confiantes que podeis construir um mundo melhor, nas sendas da civilização do amor. Os problemas de emprego, de promoção da dignidade humana e da paz, entre tantos outros, encontram solução na atitude evangélica de “fazer-se próximo” de todos. Já o Concílio Vaticano II confiava aos jovens: “alargai o coração às dimensões do mundo”. Sede construtores da vitória do Amor sobre o egoísmo, da Vida sobre a morte, da Comunhão sobre a solidão. Termino tomando as ternas palavras de João Paulo II: caros jovens, amai! Amais a verdade, amai a liberdade e amai o amor.
Cordialmente,
Zenon Card. Grocholewski,
PrefeitoCongregação para Educação Católica