I Congresso Gaúcho de Universitários Cristãos

Filed under , , by Pastoral on 11:17

0

Com representantes da UNIFRA (Santa Maria), FABE (Marau), UNILASALLE (Canoas), URCAMP e UNIPAMPA (Bagé), FAE – SEVIGNÉ, UFRGS, FACULDADE DOM BOSCO, FAPA e PUCRS (Porto Alegre) e UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (São Paulo) realizou-se nos dias 15 e 16 de maio, em Porto Alegre, o I Congresso Gaúcho de Universitários Cristãos, promovido pelo Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS, com o apoio da ANEC-RS. Contou-se com a participação da Ir. Maria Eugênia Lloris Aguardo, Assessora do Setor Universidades da CNBB,e Ir. Adriano Brollo, Coordenador Nacional da Pastoral da Universidade pela ANEC.

O Congresso fomentou a reflexão sobre o protagonismo do jovem universitário cristão na sociedade atual como agente evangelizador e transformador. Os Universitários puderam refletir sobre sua realidade e identidade cristã a fim de assumirem compromissos relativos ao protagonismo.

Com metodologia participativa, o Congresso abordou os temas Juventude, Ética e Ecologia; Juventude e Participação Social; Espiritualidade e Transformação Social; Protagonismo, Participação e Cidadania e, por meio de trabalhos em grupo, abordou-se a construção de possibilidades de atuação a partir dos temas.

Percebeu-se que, na Universidade, encontramos um ambiente plural e propício para a formação pessoal e profissional. Porém, a sociedade contemporânea, marcada pelo capitalismo, individualismo e a exclusão, nos desafia como universitários cristãos e comprometidos. Eis alguns dos desafios emanados do Congresso:

- Criar espaços de articulação entre as Universidades por meio da Rede de Pastoral Universitária, onde se possa partilhar, trocar experiências e construir projetos comuns, como alternativa de contraposição ao modelo atual de sociedade;

- Buscar novas formas para a vivência e ação evangelizadora no meio universitário e na sociedade em geral, como universitários cristãos. Ser agentes multiplicadores no meio em que se vive. Para isso, faz-se necessária a articulação e novas linguagens pelo uso das novas tecnologias;

- Maior consciência de envolver-se em espaços públicos e da responsabilidade ecológica de cada Universitário. Para isso, necessita-se de uma espiritualidade forte e encarnada, fruto da descoberta e opção por Jesus Cristo.

- Crescer na consciência crítica e abertura ao novo. Superar o individualismo em vista do coletivo. Que o conhecimento adquirido na Universidade possa estar a serviço da construção do bem comum. Que a fé possa iluminar a vida e estar em constante diálogo com a razão

Com a realização do Congresso, abriu-se a possibilidade de continuar a reflexão articulada entre Universitários Cristãos. Ficou definido que o Congresso terá periodicidade anual, sendo que o de 2011 será organizado pela UNILASALLE, de Canoas.

A todos que participaram, o nosso especial agradecimento e a convicção de que vale a pena apostar no jovem como protagonista de uma nova sociedade e construtor de uma Igreja viva e comprometida. Multipliquemos essa experiência, demos mais espaço, voz e vez ao universitário cristão como agente de transformação.
Ir. Valdícer Fachi
Diretor do Centro de Pastoral e Solidariedade
Coordenador da região sul da Pastoral Universitária pela ANEC

Encontro Brasileiro de Universitários Cristãos

Filed under , , by Pastoral on 09:38

0

Lema:
Conectando vida na tela do saber.
Tema:
Presença e registros dos universitários: linguagens, caminhos, profissões e identidade.
Objetivo:
Conectar as várias expressões de seguimento cristão presentes no meio universitário num encontro que reúna a juventude universitária para refletirmos sobre a ação evangelizadora no meio universitário.
Objetivos específicos:
Valorizar a juventude enquanto lugar teológico, rosto jovem da Igreja e da Humanidade;
Vivenciar e transmitir a espiritualidade de comunhão e diversidade presente no rosto das diferentes juventudes;
Motivar a juventude cristã brasileira para a Jornada Mundial da Juventude;
Identificar as diversas expressões de vivência cristã nas universidades públicas, privadas, estatais e confessionais;
Re-encantar a juventude com a beleza do Evangelho de Cristo;
Estimular o protagonismo juvenil;
Dar visibilidade às iniciativas de pastoral/evangelização existentes nas universidades na busca de uma caminhada conjunta, apoiando-nos mutuamente e somando esforços.

Promoção:
Setor Universidades da CNBB

Apoio: ANEC , Movimentos, Universidades Católicas, Paróquia Universitária/Goiânia-GO e grupos cristãos de atuação universitária de todo o Brasil

Articulação Nacional - Visita PUC GOIÂNIA

Filed under , by Pastoral on 13:36

0

Assembleia Geral da CNBB - Universidades em destaque

Filed under , by Pastoral on 07:30

0

“É uma grande preocupação da Igreja hoje o meio u n i v e r s i t á rio . Ali se formam os principais protagonistas de uma história que nós queremos que seja nova, em que a justiça, a verdade o amor e a unidade se façam presentes”, destacou o arcebispo de Sorocaba (SP), dom Eduardo Benes, que é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura, Educação e Comunicação Social, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Dom Eduardo, que está participando em Brasília da 48ª Assembleia Geral da CNBB, destacou na coletiva de imprensa o trabalho realizado pelas instituições católicas de educação no avanço escolar do país. “Temos um amplo setor de atuação, como escolas de nível básico e fundamental e também temos as Universidades Católicas. Todas essas instituições estão congregadas num só organismo ch a m a d o As s o c i a ç ã o Nacional de Escolas Católicas (ANEC). Temos que dar principal destaque às Universidades Católicas de todo o Brasil, pois, estão fazendo um trabalho belíssimo, e principalmente muito sério, na educação de nossos jovens.” O arcebispo relaciona ainda as diretrizes de ensino das instituições católicas, dizendo que elas [universidades e instituições de ensino católicos] conseguem dar mais sentido ao conhecimento. “Eu sinto como é importante que os estudantes nas mais diversas áreas, possam receber uma mensagem que dê sentido ao seu viver e ao seu saber. É preciso que haja humanismo, e o Evangelho oferece esse humanismo, e as universidades Católicas agem dessa forma”.
Dom Eduardo Benes
Setor Universidades

I Congresso Gaúcho de Universitários Cristãos

Filed under , , by Pastoral on 13:31

0

Apresentamos o I Congresso Gaúcho de Universitários Cristãos, promovido pelo Centro de Pastoral e Solidariedade da PUCRS, com o apoio da ANEC. Tal congresso busca fomentar a reflexão sobre o protagonismo do jovem universitário cristão na sociedade atual como agente evangelizador e transformador.

O evento será uma oportunidade para que os interessados possam se encontrar e refletir sobre sua realidade e identidade, podendo assim firmá-la, trocar experiências e assumir verdadeiros compromissos relativos a tal protagonismo.

Maiores informações poderão ser obtidas pelo site www.pucrs.br/pastoral, ou com o agente de pastoral Gilnei Lopes de Lima pelo e-mail gilnei.lima@pucrs.br ou pelo fone (51)3320 3576.

Atenciosamente,

Ir. Valdícer Civa Fachi
Diretor do Centro de Pastoral e Solidariedade
Corod. da Pastoral Universitária da Região Sul pela ANEC

Revista de Pastoral da ANEC

Filed under , , , , , by Pastoral on 08:20

0

O Conselho Editorial da Revista de Pastoral da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica do Brasil) torna pública a chamada para artigos inéditos a serem publicados no número 02 (Dois) de sua publicação.
Do enfoque
O referido número publicará artigos de educação, com enfoque no tema: A Pastoral na Universidade e suas implicações na Igreja e na Sociedade, que reflitam as grandes questões contemporâneas da Pastoral da Universidade. Serão aceitos artigos que contenham resultados de pesquisa ou reflexões sobre as temáticas de Educação, Direitos Humanos, Economia, Vida, Cidadania, Evangelização, Igreja, Juventude, Currículo, Formação de Professores, Espiritualidade, Desenvolvimento Sustentável e temas correlatos, tanto no âmbito da aprendizagem, da evangelização, como dos processos institucionais, relatos de experiências e reflexões.

Das normas de redação
O presente edital toma como referência a ABNT de 2003, e particulariza para a Revista de Pastoral da ANEC as seguintes normas de redação:
1 - Os artigos deverão ter entre 6 a 9 páginas. O texto escrito em fonte times new roman, corpo 12, espaçamento 1,5. As margens superiores a esquerda com 3,0cm, inferior e direita com 2,5cm. O número das páginas, com exceção da primeira, devem ser colocados no canto superior direito.
2 - O título do artigo – e possível subtítulo -, deverá estar centralizado, em negrito, no alto da página e com letras iniciais maiúsculas.
3 – Na seqüência, seguirá o resumo e palavras-chave, abstract e keywords do artigo. A palavra “resumo” (“abstract”), em negrito e alinhado à esquerda da página. O texto do resumo terá, no máximo, 150 palavras. Deverá apresentar as principais questões tratadas no artigo, a metodologia e conclusões. As palavras-chave (keywords), entre 03 (três) e 05 (cinco), deverão ser escritas com a letra inicial maiúscula e separadas por ponto e vírgula (;).
4 – Citações e notas. As citações devem estar incluídas no corpo do texto e entre aspas sempre que tiverem até 03 (três) linhas. Citações com 04 (quatro) linhas ou mais devem ser separadas do corpo do texto e com recuo de 4cm (quatro centímetros) da margem esquerda, e em fonte tamanho 10. As notas serão sempre de rodapé, com indicação em números ordinais e na seqüência e escritas em fonte tamanho 10.

Da identificação
A identificação do/a/s autor/a/s, (no máximo 03 (três) autores por artigo, será feita em folha a parte onde deverá constar:
a) Título do artigo;
b) Nome completo do/a/s autor/a/s;
c) Instituição ou organização a qual está vinculado;
d) Contato do/a/s autor/a/s (e-mail e telefone);
e) Currículo resumido do/a/s autor/a/s indicando a formação e atuação profissional atual;
f) Resumo do artigo (o mesmo redigido no corpo do trabalho);
g) Título do artigo traduzido em Inglês para a apresentação do Sumário;
h) Artigos com mais de 03 (três) autores serão desconsiderados.

Do envio
1- O artigo deverá ser enviado, até a data prevista, em arquivo Microsoft Word/2003 ou seguintes. O nome do arquivo deverá conter o nome do/a autor/ separado por ”sublinhado” e finalizado com o número da edição da revista (fulano_de_tal_02.doc).
2- A ficha de identificação deve ser enviada em arquivo separado com o mesmo nome do arquivo do artigo precedido da palavra “identificação” (Ex.: identificação_fulano_de_tal_02.doc).
3- A ANEC se reserva o direito de avaliação para a publicação ou não dos artigos enviados tendo como referência os seus princípios ideológicos e finalidades políticas.
Das resenhas
1- As resenhas, de obras que tratam do tema “A Pastoral na Universidade e suas implicações na Igreja e na Sociedade” tanto no âmbito institucional como pedagógico, deverão considerar livros editados em 2007, 2008, 2009 e 2010.
2- Digitadas em formato A4, fonte times new roman, corpo 12, espaçamento 1,5, devendo ocupar, no máximo, 02 (duas) páginas.
3- A resenha deverá trazer como título, o nome da obra, seguido da referência bibliográfica, em seguida, o nome do autor da resenha, tendo, na seqüência, o texto.

Dos relatos de experiência pastoral
1. Por “Relato de Pastoral” se entende um projeto pastoral que está sendo ou foi realizado concretamente e que merece ser destacado e partilhado em vista do fortalecimento da constituição do saber pastoral e do processo de evangelização em geral.
2. O texto deve conter as noções gerais do projeto. O nome do projeto, a natureza de sua ação, o seu objetivo, quando e onde é realizado, e quais os públicos envolvidos. É importante deixar transparecer o contexto geral no qual o projeto é desenvolvido. Convém mencionar as grandes metas as quais o projeto procura responder. Quais as suas principais etapas e como são realizadas, na prática, as atividades, ações, avaliações... Importante citar exemplos concretos.
3. Sugerimos que o texto todo seja preferencialmente elaborado em três a quatro páginas, seguindo as orientações das normas de redação dos artigos.

Dos prazos
Os artigos, resenhas e relatos de experiência pastoral a serem examinados e selecionados para a publicação do número 02 da Revista de Pastoral da ANEC deverão ser encaminhados para o e-mail pastoral@anec.org.br até o dia 10 de agosto de 2010.
O número 02 da Revista de Pastoral da ANEC será publicado no dia 15 de outubro de 2010.

Brasília,  abril de 2010.
Ir. Adriano Brollo 
Coordenador Nacional da PdU