Revista de Pastoral ANEC

Filed under , , , by Pastoral on 07:21

0

TEMÁTICA DA SEGUNDA EDIÇÃO:
A Pastoral no seio da Universidade e suas implicações na Igreja e na sociedade.
Com a proposição desta temática queremos evidenciar o contexto específico da pastoral no âmbito interno da Universidade com suas possíveis implicações no âmbito externo, fazendo ressoar as proposições nascidas no último encontro nacional da ANEC sobre Pastoral da Universidade.
Ao nos referirmos ao âmbito interno, almejamos despertar a reflexão sobre dimensões da Pastoral da Universidade, tais como: acadêmica (ensino), juventude, extensão, social, pesquisa, pedagógica, espiritual, teológica, a “cátedra do professor”, dentre outras; que podem ser abordadas em artigos específicos ou de forma integrada.
Quanto ao alcance externo da ação pastoral na universidade, almejamos abordá-lo ao propor a consideração, o quanto possível, das implicações dessas dimensões pastorais na sociedade e na Igreja em geral.
Ir. Adriano Brollo

Reunião da Pastoral da Universidade - ANEC

Filed under , , , by Pastoral on 07:10

0

Aos Coordenadores Regionais da PdU

Associação Nacional de Educação Católica do Brasil

 
Prezados Senhores:
A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC convida Vossa Senhoria para reunião da Pastoral da Universidade da ANEC, que se realizará no dia 10 de abril de 2010. Previsão para inicio às 9h e término às 17h. Endereço: SRTV-SUL Quadra 701, Bl. “O”, sala 135 – Edifício Centro Multiempresarial, sede da ANEC.
 
PAUTA
1. Espiritualidade;
2. Retomada dos encaminhamentos da ultima Reunião
3. Regionais
  • Apresentação da caminhada local;
  • Instituições que estão participando da articulação regional;
  • Agenda dos principais eventos previsto para 2010.
4. Encontro Nacional da PdU;
  • Cronograma
  • Assessoria 
  • Logística
5. Revista de Pastoral da ANEC –

  •  Captação de artigos
  •  Conselho editorial da Revista da PdU
6. Blog da PdU
7. Encontro Nacional de Universitários
8. Outros...

  
Atenciosamente.

 Ir. Adriano Brollo - Coord. Nacional da PdU da ANEC
Dilnei Lorenzi - Secretário Executivo ANEC
 Informações - irbrollo@marista.org.br

EQUIPE DE JOVENS PREPARA ENCONTRO REGIONAL DE PASTORAL

Filed under , , , , , , by Pastoral on 07:01

0

Em dezembro, na última reunião da articulação das pastorais realizada na FAFIRE, foi constituída uma equipe para a preparação do encontro regional que será realizado nos dias 20, 21 e 22 de agosto deste ano. A equipe se reuniu nos dias 10 de fevereiro e 17 de março , na Católica e na FAFIRE, respectivamente, com as seguintes pessoas: L. Moura (FAFIRE), Mota (Católica), Salathiel (Salesiana), Rodolfo (Salesiana), Hellen (FAFIRE) e Milena (FAFIRE). O encontro se propõe ser um encontro de jovens para jovens; Carlos André da Faculdade Salesiana e Monique da FAFIRE foram indicados para possíveis palestras; técnicas de relaxamento e outras dinâmicas foram outras sugestões para o encontro, cujo tema será definido após consulta à articulação. A Pastoral da Católica providenciará as declarações de participação com a carga horária correspondente. No encontro de 26 de março na faculdade salesiana será definida a programação.

Reunião da articulação das pastorais do Nordeste - ANEC NE

Filed under , , , , by Pastoral on 18:02

0

Caros amigos e amigas



Lembrete! sua instituição não pode estar ausente
Dia 26 de março - sexta feira de 14 às 17 h - FASNE (Faculdade Salesiana do Nordeste)
Reunião da articulação das pastorais do Nordeste - ANEC NE

Pauta

Momento de Oração
Palavras de Acolhida
Pastoral - na Assembléia da arquidiocese de Olinda e Recife
Encontro Regional da PdU - 20, 21 e 22 de agosto de 2010
Encontro Nacional da Pastoral da Universidade - ANEC - Recife
Encontro nacional de jovens universitários
Notícias das instituições

Luiz Moura
pastoral@fafire.br

Relatório
Reuniram-se na Faculdade Salesiana do Nordeste representantes das seguintes faculdades da articulação regional nordeste da ANEC ou simplesmente PdU – nordeste: Faculdade Frassinetti do Recife, Faculdade Salesiana do nordeste, Faculdade Damas, FACHO, Católica de Pernambuco e Arquidiocese de Olinda e Recife.

Inicialmente, o professor Luiz Moura apresentou aos novos participantes e sobretudo para o Pe. João Carlos e os representantes da arquidiocese, o que é a articulação regional de pastoral das Faculdades Católicas filiadas à ANEC, sua estrutura e organização. Em seguida, o Pe. João Carlos representante da mantenedora da faculdade salesiana acolheu a todos com breves palavras.

Os participantes da Faculdade Salesiana prepararam um momento de oração para o inicio da reunião que girou em torno da quaresma e da páscoa. Em seguida o professor Luiz Moura leu mensagens enviadas do Nacional, do regional e justificativas de ausências.

MENSAGENS E JUSTIFICATIVAS
Obrigada pelas informações e por esta reunião que vocês vão ter amanhã. Escrevo este e-mail agora que possam sentir minha presença amiga e próxima à realidade de vocês. Infelizmente não dá esta vez para estar com vocês, mas desejo me fazer presente no encontro regional assim como espero a presença de jovens do regional e vocês conosco. No dia 10 de abril poderemos partilhar mais devagar o projeto do encontro nacional de momento sigo em contato com Hellen para que ela possa ser o nosso elo.
Boa reunião e somemos esforços nesta nossa caminhada.

Eugenia LLorsi Aguado,fmvd
Assessora da CNBB
(31) 92275919.

Para nós do Norte (Faculdade Salesiana Dom Bosco) é inviável viajarmos agora, ainda mais neste período em que estamos dando início as nossas atividades educativo-pastoral.
Peço a gentileza que nos mantenha informado por e-mail sobre os assuntos da reunião.
Esperamos estar presentes em agosto.
Um abraço!
Gisele Lopes

Lamentavelmente, por motivo de força maior, o UNIPÊ sente-se obrigado a informar a não possibilidade de se fazer presente na Reunião de Articulação das Pastorais do Nordeste - ANEC NE, programada para o dia 26 de março/2010, sexta-feira próxima, na Faculdade Salesiana do Nordeste, em Recife - PE.
Na certeza da compreensão dos prezados dirigentes e demais integrantes dessa fraternal equipe de Pastoral, agradecendo o cordial convite, almejamos pleno sucesso na concretização do Encontro projetado. Abraços,

Paulo e Giovanni
Pastoral UNIPÊ.

Eu não poderei ir porque estou participando da plenária da Assembleia Popular e da reunião do grito que esta acontecendo em SP.
Acredito que teremos muitas demandas na volta, espero poder , depois partilhar com todos (as) essas demandas e animados podermos trabalhar e construir um outro mundo possivel.

Abraços fraternos, Flávio PdU FAFICA

Conectados com a Pastoral... conectados com os contextos e enredos por onde se constrói a PdU...
Desejo a vocês uma ótima reunião, que o Espírito ilumine a caminhada de vocês !!!
Juntos somos mais,
acessem e divulguem o blog`- http://pastoraluniversidade.blogspot.com/ encaminhem sempre noticias e reflexões...isso enriquece o potencializa nossa ação evangelizadora.
É uma forma de estarmos com nossos corações conectados!!!
Grande abraço,
Ir. Adriano Brollo
Coordenador Nacional da PDU

ASSEMBLÉIA DA ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE

Após estas informações, os representantes da arquidiocese de Olinda e Recife repassaram rapidamente o que aconteceu na assembléia sobretudo enfocando a pastoral e mais ainda a pastoral da educação. Há uma sub-comissão de educação em que deve funcionar a pastoral educacional; tudo ainda é muito inicial porque nada existia antes e o primeiro momento é de articulação. A grande dificuldade é como articular o meio laico, as periferias e os contatos com os espaços não confessionais; há uma proposta de articular a comunidade científica e a arquidiocese; propõe-se também além das fronteiras das faculdades, formar “comunidades universitárias” para atuar nas comunidades. Os jovens Salathiel e Rodolfo, ambos da Faculdade Salesiana, foram escolhidos para representar a articulação das pastorais das faculdades católicas do regional nordeste, junto a arquidiocese. A primeira reunião em que os jovens devem participar será no dia 28 de abril, às 14:30 h, no palácio dos Manguinhos. Informações dos representantes da arquidiocese são:
adersonviana2007@yahoo.com.br ( 81) 96551179
assisvalmir13@gmail.com (81) 87796213

A próxima reunião ficou a certada para acontecer na FACHO, em Olinda, no dia 10 de dezembro, uma sexta feira. Ao fim da reunião a equipe local ofereceu um lanche para os visitantes. Lamentamos infelizmente que esta reunião da articulação foi a que teve menos participantes.
Monique Benevent
Luiz Moura


Encontro Regional PdU da Região Sudeste

Filed under , , , , by Pastoral on 11:44

0

O Encontro Regional da PdU Sudeste acontece no dia 27 de abril, em Santos - SP. Todos os agentes de Pastoral das universidades da Regional estão convidados a participar.
Aguardamos a confirmação.
Santos espera por vocês! Um abraço.
Claudio Scherer
_____________________________________________________________________________________________________
Pastoral da Universidade - ANEC - Região Sudeste
Secretaria de Apoio com Gisele
Pró-Reitoria de Pastoral
Universidade Católica de Santos
Tel: 13 3205-5555 - Ramal 1252
pastoralsudeste@unisantos.br

Coordenação Nacional da PdU - ANEC

Filed under , , , , by Pastoral on 09:25

0

a. Ir. Adriano Brollo – Coordenador Nacional da PdU irbrollo@marista.org.br

b. Luis Gomes Moura - Coordenador Região Nordestelmoura.pe@uol.com.br

c. Helenes Oliveira Lima – Coordenador Região Centro Oestehelenes@catolica-to.edu.br

d. Brasdorico Merquiades - Coordenador Região Centro Oestebras@ucdb.br

e. Ir. Valdicer Civa Fachi – Coordenador Região Sulvfachi@pucrs.br

f. Pe. Claudio Scherer – Coordenador Região Sudestescherer@unisantos.br

g. Harlei Antônio Noro ANEC – POA - harlei@hotmail.com.br

h. Ir. Maria Eugenia – Assessora Setor Universidades CNBB - gennilloris@hotmail.com

i. Francine Junqueira – ANEC – ensinosuperior@anec.org.br

Programa Conexões de Saberes - Jovens, Universidade e Periferia

Filed under , , , by Pastoral on 05:54

0

Segue indicação de textos para a reflexão. O Link aponta para uma produção interessantissima com textos que advem de várias realidades brasileiras.
Como produto do Programa Conexões de Saberes, a coletânea "Caminhadas" conta a trajetória de jovens das periferias de todo o Brasil até chegarem à universidade.

Encontro Regional PdU - Região Centro-Oeste

Filed under , , , , by Pastoral on 13:03

0

“Queridos jovens, vós sois o futuro da Europa. Imersos nestes anos de estudo no mundo do conhecimento, sois chamados a investir os vossos melhores recursos, não apenas intelectuais, para consolidar as vossas personalidades e contribuir para o bem comum. Trabalhar pelo desenvolvimento do conhecimento é a vocação específica da universidade, e exige qualidades morais e espirituais cada vez mais elevadas, diante da vastidão e da complexidade do saber que a humanidade tem à sua disposição. A nova síntese cultural, que nesta época está a ser elaborada na Europa e no mundo globalizado, tem necessidade da contribuição de intelectuais capazes de repropor nas aulas acadêmicas o discurso sobre Deus, ou melhor, de fazer renascer aquele desejo do homem de se pôr à procura de Deus.”
Bento XVI

Programe-se para o Encontro da Regional Centro-Oeste que ocorrerá nos dias 13 a16 de setembro, em Palmas-TO. Em breve disponibilizaremos maiores informações.

Divulgue esta data para todos os agentes de pastoral e universitários.

Helenes Oliveira Lima
helenes@catolica-to.edu.br