A pastoral na universidade e a partir dela

Filed under , by Pastoral on 12:23

0

A universidade, para ser simultaneamente discípula e missionária, não pode estar indiferente aos aspectos atuais do homem, aos sinais dos tempos, dado que a circunstância espaciotemporal comporta o sim e o não, o bem e o mal, as maravilhas e os desajustes. Em Jesus encarnado tem-se a revelação da plena atividade missionária. Ler e inserir-se no contexto dos sujeitos, para bem conhecê-los em sua potencialidade e fraqueza, constitui ponto essencial da missão fecunda, visto que, sem sintonia e sinergia social, não há processos de bem conhecer e de bem investigar para que se esteja a serviço da comunidade humana.

Sem a premissa da sintonia social, a universidade se exime de denunciar as fraquezas de seu tempo e de profetizar uma Boa Nova sensível à realidade e com potencial para transformá-la. O Documento de Aparecida convoca a passar da pastoral conservacionista para a pastoral missionária, isto é, a passar da fé de tradição para a fé de convicção.

A universidade torna-se lugar privilegiado da ação da Igreja, pois nela se consolidam as identidades profissionais e pessoais de muitos jovens líderes da sociedade. Liderança ética de competência profissional é exigência que lastreia a formação inteiriça a que se dedica a universidade. Na sociedade que se demonstra liquida é inquietante pensar em solidez ética para as gerações, em face de uma realidade cujas relações são de uso instantâneo e, conseguintemente, fluidas.

O desafio inelutável da Pastoral no meio universitário é reconhecer os diferentes sujeitos da ação pastoral e inculturar o Evangelho para que fale do lugar das pessoas, acompanhando-as e, por vezes, fazendo a mudança das estruturas para responder às dores daqueles sujeitos históricos que entram na comunidade educativa. Certamente isso requer nova e profunda espiritualidade. “É necessária uma pastoral que acompanhe a vida e o caminhar de todos os membros da comunidade universitária.”

A pastoral sacramental é muito reducionista para ser uma pastoral da universidade. Cumpre ativar o realismo, desencadeando conexões com os novos areópagos contemporâneos: mundo das comunicações, mundo digital, desenvolvimento dos povos, ecologia, cultura e experimentação científica e, mais que tudo, formação de pensadores e líderes cristãos.

A missão da Pastoral da Universidade articula e promove a mensagem do Evangelho e dos seus valores no seio das Instituições de Ensino Superior, em sintonia com a Igreja, respondendo aos desafios da sociedade, tendo como eixo balizador o diálogo interagente de ciência, cultura e fé.

A pastoral na Universidade e a partir dela deve enfatizar:

• Que toda a ação da Universidade é pastoral traduzida por suas posturas éticas e pela estética de suas práticas.

• A pastoral como lugar da memória da identidade e missão primordial da universidade católica.

• Vínculo íntimo com o mundo da intelectualidade.

• A personalização criteriosa do saber, sempre a serviço do bem comum.

• A proximidade com seus sujeitos nos seus contextos.

• Promoção do diálogo entre as gerações e entre os diversos saberes e expertises.

• Mobilização em vista das grandes causas no empenho da busca da verdade.

• O cuidado com o amadurecimento humano na fé.

• A militância sociopolítica e eclesial.

• Integração com a Igreja e com a sociedade, sendo memória profética e promotora de um novo humanismo.
Ir. Adriano Brollo
Coordenador Nacional da PdU

Assista e veja o que acontece pelo mundo...

Filed under , by Pastoral on 08:15

0

Encontro de Bispos e Encarregados de Pastoral

Encontro de Estudantes Universitários

Pastoral Universitária de Braga

Congresso Internacional de Pastoral Universitária

Setor Universidades - CNBB

"Diferentes e complementares"

Regional Sul em Movimento...

Filed under , by Pastoral on 07:51

0

Estimados,
Aqui na PUCRS estamos chegando ao final do período de férias. O ano de 2010 está sendo encaminhado, preparado e vislumbrado como um ano de muita ação.
No final de 2009, junto com o Coordenador da ANEC-RS, visitamos as IES católicas do RS em vista de haver maior articulação entre as mesmas. Das visitas feitas, boas perspectivas de uma caminhada em conjunto. Com a ANEC-RS, estamos participando da elaboração de um Plano de Pastoral da Educação para o RS, envolvendo os vários níveis da Educação, dentre elas a Universitária. Este Plano poderá servir como modelo para outros estados.
Pergunto: o que está sendo preparado nos outros regionais quanto a preparação do Encontro Macro-Regional? Já há programação definida? Aqui estamos em fase de definição de temas e assessores. Aceitam-se boas sugestões.

A todos, um ótimo 2010. Não esqueçamos que hoje é início de Quaresma. Preparemo-nos.
Com estima,
Ir. Valdícer Fachi
Coord. Região Sul
AGENDA
Encontro Nacional de Universitários Cristãos:
Data: 9 a 11 de outubro de 2010
Local: Belo Horizonte
Encontro Gaúcho de universitários cristãos
Data: 15 e 16 de maio de 2010
Local: CAJU – Casa da Juventude - Porto Alegre
Obs. Caso alguém de Santa Catarina ou Paraná desejarem participar, contate-nos.

Encontro Nacional de PdU - 2011 – Recife
Tema: Pastoral da Universidade, Igreja e sociedade: uma interação possível?

Encontro Macro-Regional de Pastoral Universitária
Data: 22 a 24 de outubro de 2010
Local: CAJU – Casa da Juventude - Porto Alegre

Dom Eduardo fala sobre a Pastoral na Universidade

Filed under , by Pastoral on 05:42

0

A Constituição Apostólica “Ex Corde Ecclesiae” lembra-nos que é missão da Universidade Católica intensificar o diálogo “Fé – Razão”, “Evangelho – Cultura”, Igreja – Sociedade”, preparando verdadeiros “missionários” para a construção de um mundo mais justo.
Para tanto “é necessária uma pastoral universitária que acompanhe a vida e o caminhar de todos os membros da comunidade universitária, promovendo um encontro pessoal e comprometido com Jesus Cristo e múltiplas iniciativas solidárias e missionárias. Também se deve procurar uma presença próxima e dialogante com membros de outras universidades públicas e centros de estudo”(AP 343). É, pois, urgente organizar pequenas comunidades no meio universitário que vivam a experiência do encontro com Cristo e formem discípulos missionários para a evangelização do meio. Outro caminho não existe. Já existem muitos grupos atuando nesse sentido. É preciso partilhar experiências e multiplicar essas pequenas comunidades.
Dom Eduardo Benes

Programe-se para PARTICIPAR

Filed under , by Pastoral on 07:53

0

Motivar, organizar e articular para o empoderamento e vitalidade de nossa ação.

No dia 10 DE ABRIL DE 2010 REUNIÃO DA COORDENAÇÃO DA PdU EM BRASÍLIA. Coordenadores regionais de Pastoral da universidade estão convocados a participar.

Nos dias 09,10 e 11 de outubro de 2010, ENCONTRO NACIONAL DE UNIVERSITÁRIOS CRISTÃOS em Belo Horizonte.

Curso PASTORAL UNIVERSITARIA

Filed under , by Pastoral on 14:13

0


Estimados todos, les saludamos con gozo fraterno.


Estamos enviando a ustedes la propuesta formativa que Itepal brinda en este año en el campo de la pastoral universitaria. Esperando sea de su interés y que a la vez pueda hacer extensa dicha invitación. Reciban saludos cordiales de los directivos del Itepal. Abundantes bendiciones en su misión pastoral.
Con alegría y amor, signos del Buen Pastor
Hna. Mónica Esmeralda, djbp


PASTORAL UNIVERSITARIA (06 - 30 julio)
Objetivo: promover una reflexión amplia y actualizada sobre la identidad, fundamentos y procesos de la pastoral universitaria en contexto latinoamericano, que capacite a los agentes a responder a los desafíos de la evangelización en el mundo universitario y profesional. 01. Situación e identidad de la PU (06-09 jul) 02. ¿Qué pedagogía pastoral en la Universidad? (12-16 jul) 03. Pastoral en y desde la Universidad (19-23 jul) 04. Pastoral Universitaria Latinoamericana (26-30 jul)

PASTORAL EDUCATIVA (06 - 30 julio)
Objetivo: impulsar una pastoral educativa efectiva y creativa que contribuya al logro de una educación integral en los ámbitos de la educación formal y no formal para fomentar el desarrollo humano y social de los pueblos latinoamericanos. 01. Ubicación de la educación en la realidad de América Latina y el Caribe (06-09 jul) 02. La educación católica y el Magisterio de la Iglesia (12-16 jul) 03. Perspectivas pastorales: Proyecto latinoamericano de Pastoral Educativa (19-23 jul) 04. Identidad de las Instituciones Educativas Católicas y funciones de los distintos estamentos de la Comunidad Educativa (26-30 jul)

INFORMAÇÕES:
Secretaria Directivos Itepal

Av. Boyacá No. 169D-75
(57 1) 587 97 10-Ext. 1-302
Fax: 587 97 15
esmeraldag@celam.org
www.celam.org/itepal
Bogotá - Colombia